Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

» O curso/ The course

O curso de campo Ecologia do Pantanal é oferecido anualmente desde 1998 pelo PPGEC (Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação – UFMS). Durante esses 19 anos, participaram 345 estudantes (ver turmas) de pós-graduação de 37 instituições, brasileiras, latino-americanas e norte-americanas. As atividades intensivas de campo, ao longo de um mês em diferentes regiões do Pantanal, proporcionam imersão em práticas de pesquisa e oportunidade de experiência sobre a biota e a ecologia do Pantanal.

Os estudantes desenvolvem suas habilidades todas as etapas de estudos científicos: formulação de perguntas, hipóteses, delineamento amostral, coleta e análise de dados, apresentação oral e redação de manuscritos. As atividades são orientadas por professores da UFMS e professores convidados de outras instituições, que atuam em diferentes linhas de pesquisa. O convívio prolongado e intenso promove a integração, a amizade e potencialmente cooperações futuras.

Nas três primeiras semanas (veja programa da edição 2016) são realizados 32 Projetos Orientados (PO) por quatro grupos, cada um composto por quatro estudantes de “Ecologia de Campo I” e um estudante de “Ecologia de Campo II“ . Cada PO é idealizado e proposto por um orientador (Professor ou aluno de “Ecologia de Campo II”) e executado pelo grupo. Durante a noite o orientador discute a proposta e planeja as coletas junto ao grupo. A manhã seguinte começa com a coleta de dados, durante a tarde são realizadas a análise dos dados e a apresentação oral.

Ao longo da segunda e terceira semanas do curso são realizados 10 Projetos Livres (PL). Os alunos irão formar cinco grupos de quatro pessoas e realizar projetos similares aos POs, porém desta vez eles próprios farão todas as etapas sem um orientador.

Na quarta semana cada aluno irá executar um Projeto individual (Pi), que consiste em uma ideia original concebida e executada individualmente em cinco dias.  O último dia do curso é dedicado às apresentações orais dos PIs, no formato de um Simpósio.

A redação de manuscritos (relatórios) é atividade contínua ao longo das quatro semanas. Os relatórios são redigidos principalmente à noite, mas devem ser iniciados concomitantemente à preparação da apresentação oral dos POs. Os relatórios seguem para avaliação e comentários pelos orientadores e retornam aos autores para revisões. Os manuscritos revisados são reunidos e publicados em livro anual do curso. Os volumes são organizados pelos estudantes de “Ecologia de Campo III” e docentes coordenadores. O aluno que desejar publicar algum manuscrito em outro meio deve avisar aos organizadores.

Além dos projetos, são proferidas palestras pelos professores e pelos estudantes de “Ecologia de Campo II” ao longo do curso.

 

The field course Ecologia do Pantanal ) is offered annually since 1998 by the (Postgraduation Programm in Ecology and Conservation – UFMS). During these 19 years 369 graduate students (see cohorts) from 37 brasilian, latin-american and north-american institution have taken part on the course. The intense field activities during a whole month in different regions within the Pantanal offer immersion in research practice and the opportunity of experience on the biota and the ecology of the Pantanal.

The students develop their skills in all parts of scientific studies: questioning, hypothesizing, sampling design, data sampling and data analysis, oral presentations and manuscript writing. The activities are coordinated by UFMS Professors and Professors invited from other institutions which work on several research lines. The intense and prolongated socializing promotes integration, friendship and potentially future cooperation.

On the first three weeks (see program  from 2016 edition) Oriented Projects (PO) are executed by four groups, each one composed of four “Ecologia de Campo I”  and one “Ecologia de Campo II” students. Each PO is completed within 24 hours. Each PO is envisioned and proposed by a coordinator (either a professor or a “Ecologia de Campo II” student) and executed by the group. In the evenings the coordinator discusses and plans the sampling with the group, the next morning begins with data collection and data analysis as well as oral presentations take place in the afternoon.

Throughout the second and third weeks the students also make 10 Free Projects (PL). The students will form five groups of four people and make projects like the POs but this time they will make all the steps without a coordinator.

On the fourth week each student will execute an Individual Project (PI), consisting in an original idea conceived and executed individually in five days. The last day will be dedicated to the presentations of the PIs in a Symposium format.

The writing process of the manuscripts (reports) is continuous during the four weeks. The manuscripts are made mainly during the nights but should begin along with the preparation of the oral presentations. The manuscripts are revised by the professors e are handed to the group for revision. The revised manuscripts are reunited and published in the course’s annual book. The volumes are organized by the students of “Ecologia de Campo III” and the coordinating Professors. Any student who wishes to publish the manuscripts elsewhere must warn the coordinators.

Further on, there are lectures given by the professors and “Ecologia de Campo II” students throughout the course.

Turma 2014

Núcleo de Tecnologia da Informação
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul